sábado, 18 de abril de 2009

Que gastância! (2)



Depois do escândalo pelo uso indevido das verbas indenizatórias em segurança e empresas particulares, alguns parlamentares usam a cota de passagens aéreas em benefício próprio. Parentes, assessores, amigos e até celebridades estão recebendo passagens de alguns deputados para viagens nacionais e internacionais.

Um dos denunciados é o deputado Fábio Faria (PMN-RN). Ele teria beneficiado a ex-namorada e apresentadora Adriane Galisteu e outros atores com passagens para participarem de uma micareta (carnaval fora de época) em Natal. Fábio Faria devolveu na última terça (14) o equivalente a R$ 21,3 mil gastos em passagens aéreas. Segundo o deputado, foram encontradas falhas pontuais em sua cota, motivando-o a entregar o valor.

80 milhões de reais é o valor que a Câmara Federal pagou em passagens aéreas entre 2007 e 2008. Esse é um dado do Ministério Público Federal.

Segundo o MPF, as irregularidades mais comuns encontradas se referem à emissão de passagens em nome de terceiros, a bilhetes para o exterior sem vínculo com missão oficial e a passagens domésticas para destinos diferentes do estado pelo qual o parlamentar foi eleito.

Depois das denúncias, as Mesas Diretoras da Câmara e do Senado decidiram, no dia 16, reduzir o valor das cotas das passagens: 20% de redução para os deputados e 25% para os senadores. Além disso, o uso desses benefícios ficou restrito a parlamentares, seus cônjuges e dependentes legais e assessores do gabinete que estiverem em atividades parlamentares. E só.

Para reforçar a decisão, o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), afirmou que será feita uma "disciplinação rigorosa" sobre os gastos com passagens aéreas.

fonte: G1

Um comentário:

Anônimo disse...

Amiga, comentário mais forte que me vem a mente: já te vejo num caderno de Política! NOW! ;D